segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cegueira Branca


Foto: site oficial

Adaptar o livro do vencedor do Prêmio Nobel de literatura, José Saramago, ao cinema, não parece ser uma tarefa fácil, principalmente pelo fato de a cegueira da história ser branca e não preta (preto=ausência de cores / branco=reunião de todas as cores). Porém, essa tarefa foi executada de forma magnífica no filme Ensaio sobre a cegueira.

O aclamado diretor Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel, Cidade de Deus) traz para o mundo dos ‘mortais’ a comovente história de uma humanidade que passa a ‘ver demais’, mas que não capta a essência das coisas, as quais passam despercebidas. É por isso que essa sociedade sofre uma misteriosa epidemia de cegueira branca, o que a leva a um estado de selvageria total.

É possível fazer uma analogia entre essa situação e a situação em que vamos ao oftalmologista. Para que nosso olho seja analisado pelo médico, é preciso que se aplique um colírio que dilate as pupilas, o que faz com que não enxerguemos direito. Ou seja, é o contrário do que acontece com a cegueira normal.

Levando as personagens ao ponto em que não existem mais regras, nem organização, o filme (assim como o livro) é uma investigação corajosa da natureza - tanto a boa como a má - de sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença, mas também a capacidade de nos compadecermos, de amarmos e de perseverarmos.

O filme começa num ritmo acelerado, com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto dirige de casa para o trabalho e que mergulha em uma espécie de névoa leitosa assustadora. Uma a uma, cada pessoa com quem ele encontra - sua esposa, seu médico, até mesmo o aparentemente bom samaritano que lhe oferece carona para casa terá o mesmo destino. À medida que a doença se espalha, o pânico e a paranóia contagiam a cidade. As novas vítimas da cegueira branca são cercadas e colocadas em quarentena num hospício caindo aos pedaços, onde qualquer semelhança com a vida cotidiana começa a desaparecer. Leia +

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