domingo, 31 de agosto de 2008

Comentários...e nada mais

O substitutivo de autoria do senador Eduardo Azeredo – que tipifica crimes na internet e que pretende restringir o seu uso - está dando o que falar por aí e nos blogs dos nossos queridos colegas da disciplina Blogs e Boletins Eletrônicos. Não desejo criticar ou ir contra nenhuma visão, pretendo apenas apresentar meu ponto de vista.
De uma forma geral, todos acham absurda essa medida e apresentam visões bastante enriquecedoras para a discussão. Poucos são favoráveis e enxergam a medida de forma mais conservadora. Por exemplo, o blog Do contra ao contrário. Nós concordamos que os crimes de difamação na internet são coisa séria e ficamos sensibilizados com o caso da menina de 13 anos do Blog do Mesquita. O que acontece é que esses crimes aumentaram desde que foi criado o site de relacionamentos Orkut. Quem sabe essa lei não pudesse ser dirigida especificamente a esse site? Mas parece que o governo já está dando um jeito de apurar e punir esses crimes através de uma “CPI do Orkut”.

No post sobre o assunto logo abaixo, a questão da democratização da informação foi bastante enfatizada. Esse argumento inclui a idéia de popularização da informação sim! O contrário do que pensam os blogueiros do Na traseira do mundo.
É claro que também não pretendemos relacionar os problemas econômicos do Brasil com essa lei. Mas já notaram que muita família, mesmo vivendo humildemente, tem um computador em casa? Já notaram – acho que isso é mais notável ainda em cidade do interior – que em toda esquina existe uma Lanhouse?
Diversas vezes as filhas da senhora que trabalha aqui em casa vieram – uso o verbo no pretérito porque hoje elas têm um computador em casa – usar o computador aqui de casa para poder fazer trabalhos de escola. Na verdade, elas até tinham mais familiaridade com a máquina do que eu.
É claro que muitos usuários de Lanhouses estão lá para acessar o MSN, Orkut, jogos, etc. Mas conheço gente também que depende daquela Lanhouse lá na esquina da sua casa para poder fazer um trabalho de faculdade, para pesquisa, etc.
Portanto, acreditamos sim, que hoje a internet está popularizada. E essa lei iria sim, restringir o acesso de pessoas com baixa condição financeira, já que prevê o encarecimento e a burocratização do uso da internet.

Nenhum comentário: